Retrospectiva 2020

Saudações amigos!! Nesse último post de 2020 vamos relembrar alguns dos principais acontecimentos desse ano de 2020. Entre anúncios, cancelamentos e a chegada de uma nova geração de consoles, vamos ver algumas das coisas mais importantes que aconteceram. Aproveitamos também para desejar um ótimo 2021 para todos!

Janeiro

No primeiro mês do ano, quando o tema pandemia ainda não era pauta recorrente nos jornais, um dos destaques foi o anúncio de Byleth em Super Smash Bros. Ultimate junto com a confirmação de um segundo passe de temporada (que ainda não foi concluído). Também foi quando rolou o EVO Japan que, além dos torneios, trouxe novidades para vários jogos como Samurai Shodown e Dragon Ball FighterZ. Por fim tivemos o segundo trailer de Guilty Gear Strive, apresentando Fausto.

Fevereiro

A grande novidade em relação a lançamentos foi Street Fighter V: Champion Edition, que trouxe diversas mudanças de jogabilidade, novos movimentos e fechando um pacote com todos os conteúdos lançados até aquele momento: 40 personagens, 34 estágios, etc. Também foi em fevereiro que o line-up do EVO 2020 foi anunciado, tendo como principal surpresa o torneio comemorativo de 20 anos de Marvel Vs Capcom 2. Infelizmente sabemos que as coisas não deram muito certo.

Street-Fighter-V-Champion-Edition

Março

Foi a partir de Março que a crise da pandemia do COVID-19 começou para valer. O primeiro grande torneio afetado foi a Capcom Pro Tour. Nesse primeiro momento, no qual ninguém sabia direito quais as proporções que tudo levaria, a decisão da Capcom foi remover de seu calendários os primeiros eventos, aguardando a evolução do cenário mundial. A E3 também foi cancelada nesse período.

Mas nem tudo foi notícia ruim. Granblue Fantasy: Versus chegou ao mercado para PC e PS4 e rolou o Final Kombat 2020, torneio que fechou a temporada de Mortal Kombat aconteceu no dia 8 de março e teve SonicFox como campeão. O evento também contou com a esperada estreia de Spawn no cast de Mortal Kombat 11.

Abril

Em abril o ponto central foram mais cancelamentos. A Arc System derrubou completamente a Arc World Tour 2020 no formato previsto enquanto a Bandai Namco resolveu deixar em suspenso qualquer notícias sobre a World Tour 2020 de Dragon Ball FighterZ. Também em abril a Sony mostrou ao mundo o Dualsense, controle usado no PlayStation 5, no qual detalhou mais sobre os recursos do novo joystick.

ps5_2

Maio

Em maio a organização da EVO confirmou o cancelamento da edição presencial de 2020 devido à pandemia. Em seu lugar planejou uma alternativa online, que seria realizada ao longo de julho com quatro games em destaque: Mortal Kombat 11: Aftermath, Killer Instinct, Skullgirls 2nd Encore e Them’s Fightin’ Herds. Junto a isso, eventos menores deveriam ser realizados com os jogos da line-up inicial (exceto Smash. e o comemorativo de MVC 2).

Quem também anunciou um novo modelo de competição foi a Capcom, definindo as regras de classificação da Capcom Cup 2020. O torneio, que teria um sistema de classificação totalmente diferente no começo do ano, foi remodelado para se adaptar a nova realidade. Fechando o mês, chegou ao mercado Mortal Kombat 11: Aftermath foi lançado, expansão do jogo da NetherRealm.

Junho

O sexto mês do ano foi particularmente bom para fãs de Samurai Shodown. O jogo foi lançado no PC, via Epic Store e, junto a isso, a coletânea Samurai Shodown Neogeo Collection também foi lançada, além do crossover com Warden, personagem de For Honor, que aparecem como lutador convidado para a season 2. A Nintendo revelou Min Min para Smash. e a Sony divulgou a cara do PlayStation 5.

genjurou-samurai-shodown

Julho

Julho começou com uma bomba na FGC, com graves denuncias de assédio sexual sobre Joey “Mr. Wizard” Cuellar, principal nome da organização do EVO. Com os eventos, a versão online que estava programados para começar no dia 4, toda a agenda foi cancelada, ao mesmo tempo que as principais empresas se retiraram do evento dado os eventos que vieram a tona. Joey deixou a organização do EVO, que prometeu reformular toda a sua estrutura interna.

Outro destaque ficou por conta de Fighting EX Layer que deu inicio aos testes beta do sistema de rollback netcode, saindo na frente de outros grandes nomes do cenário.

16_turtle09

Agosto

Nesse mês tivemos um evento inusitado, uma mesa redonda envolvendo produtores dos games de luta atual do Japão: SNK, Arc System Works, Arika, Capcom, Koei Tecmo e Bandai Namco. Organizado de “última hora” após o cancelamento do EVO, a conversa rendeu mais de duas horas de discussões sobre desenvolvimento, planejamento, e a relação com o público. Também rolaram anúncios, como as novas temporadas de Tekken 7 e Samurai Shodown.

Alguns dias depois do encontro Capcom e Arc System revelaram os roadmaps das próximas temporadas de Street Fighter V e Granblue Fantasy: Versus. O destaque de Street Fighter foi a adição de Akira Kazama, personagem de Rival Schools.

STREET-FIGHTER-V

Setembro

Setembro ficou marcado com a saída de Yoshinori Ono da Capcom. Também foi quando a nova geração de fato deu as caras, com especificações técnicas do Xbox Series S/X e os detalhes finais do PlayStation 5. No mais vale citar a iniciativa da Sega com o projeto Virtua Fighter x eSports. Até o momento não tivemos nenhuma novidade, mas fica a esperança.

Outubro

Pegando muita gente de surpresa Steve, de Minecraft, foi anunciado como novo personagem de Smash. Mortal Kombat 11 ganhou a versão Ultimate, reunindo todo o conteúdo lançado até então e já com edições para os novos consoles. Também rolou o Kombat Pack 2, que trouxe Rambo, Mileena e Rain. Também foi um mês que alguns jogos antigos ganharam sobrevida com anúncios da adição do rollback netcode em The King of Fighters 2020 UM e Guilty Gear XX Accent Core Plus R, ambos em suas versões do Steam, que foram concluídas nos meses seguintes.

Screenshot_99

Novembro

Já nas proximidades do final do ano, as coisas começaram a ficar um pouco mais calmas. A temporada 4 de Tekken 7 foi lançada, com a chegada de Kunimitsu e muitas adições e mudanças de mecânicas, novos golpes e, o mais importante, um novo netcode baseado no sistema de rollback. Soul Calibur 6 também deve destaque, com o anúncio de Hwang para fechar a segunda temporada.

Dezembro

Se as coisas deram uma esfriada em novembro, dezembro já tivemos mais coisas interessantes. Depois de muito tempo no silêncio, a SNK soltou novidades de The King of Fighters XV, prometendo o primeiro trailer para 7 de janeiro. A Nintendo pegou todo mundo de surpresa (de novo) ao anunciar Sephirot para Super Smash Bros. Ultimate durante o The Game Awards. E por fim, Dragon Ball FighterZ teve os últimos personagens da season confirmados: Baby 2 e Gogeta SSJ 4, ambos vindos da série Dragon Ball GT.

imagem_2020-12-14_132423

Deixe o seu pensamento