Retrospectiva 2019

Saudações amigos! Última postagem do ano vamos fazer uma retrospectiva de tudo que rolou nesse 2019. Muitos lançamentos, torneios, hypes, sal e tudo que rolou nos últimos 12 meses. Aproveitamos também para deixar nossos votos para um feliz 2020 para todos vocês que nos acompanham. Que o próximo ano traga muitas felicidades, saúde e sucesso para todos.

Janeiro

O ano começou com dois grandes destaques: Super Smash Bros. Ultimante, lançado no final de 2018 e Mortal Kombat 11, que foi brevemente revelado durante o The Game Awards 2018, e teve seu grande evento no dia 17 de janeiro. O novo jogo da NetherRealm Studios gerou bastante comoção no meio, com mudanças nas mecânicas em relação aos títulos anteriores — os X-Rays foram embora e vieram os Fatal Blows — e uma trama que trouxe uma nova vilã bem como ressuscitou alguns lutadores que já haviam morrido na cronologia de Mortal Kombat. O que chamou atenção também foi que MK 11 foi mostrado em janeiro e seu lançamento já se deu em abril, um espaço bem curto de tempo.

Ainda em Janeiro tivemos o anúncio de Power Rangers: Battle for the Grid, que chegou correndo por fora, mas se mostrou um título bastante consistente ao longo do ano.

Já no finalzinho do mês, Dragon Ball FighterZ teve sua segunda temporada de personagens confirmada, já mostrando de cara Jiren e Videl.

Fevereiro

Super Smash Bros. Ultimate se mantinha forte como um dos grande títulos do ano. No começo de fevereiro foi lançado o primeiro personagem DLC do game, o Piranha Plant, bônus de pré-venda e, que vale dizer, não faz parte do Battle Pass, o qual o primeiro lutador confirmado foi Joker, da série Persona.

Mortal Kombat 11 continuava com os holofotes, a medida que toda semana algo novo era revelado. Com o anúncio de Kano, recebemos uma skin exclusiva para o Brasil, o Kano Kangaceiro.

Fevereiro também marcou o lançamento de Jump Force, no dia 15 do mês. O título reúne diversos personagens dos mangás publicados pela revista japonesa Shonen Jump. Apesar de estar longe de ser uma unanimidade, aparentemente o jogo conseguiu sucesso suficiente para garantir uma segunda temporada de DLCs, embora ainda nada confirmado.

Por fim, rolou mais uma edição do EVO Japan. A lista de resultados dos torneios vocês encontram clicando aqui. Dentro do evento ainda rolaram anúncios referentes a Soul Calibur VI, BlazBlue Cross Tag Battle e Dead or Alive 6.

Março

Um dos grande assuntos de março foi o line-up principal do EVO 2019. Super Smash Bros. Melee deu o lugar a SSB Ultimate e outros quatro jogos fizeram sua estréia na competição: MK 11, Soul Calibur VI, Samurai Shodown e Under Night In-Birth Exe:Late[st]. Chamou atenção também que o número de finais do domingo foi reduzido de cinco para quatro e o último jogo da noite foi ao game da Nintendo ao invés de Street Fighter, como era costume do torneio.

Fighting EX Layer recebeu uma grande atualização, e trouxe dois novos personagens: Sharon e (o arroz de festa) Terry Bogard.

A Square Enix lançou uma versão gratuita de Dissidia Final Fantasy NT. Essa edição possui uma rotação semanal de personagens gratuitos. Aproveitou também para finalmente disponibilizar a versão de PC do game.

No mais, tivemos os lançamentos de Dead or Alive 6 (06/03) e das versões de Xbox One e Switch de Power Rangers: Battle for the Grid, no dia 26 (no PS4 chegou uma semana depois, dia 4 de abril)

Abril

O destaque, como não poderia deixar de ser, foi o lançamento de Mortal Kombat 11 no dia 13 de abril. O game chegou para todas as plataformas atuais e fez bastante barulho com sua chegada. Alias, é uma ótima oportunidade para revermos esse trailer maravilhoso com essa música maravilhosa.

Quem também começou a se mostrar mais foi Samurai Shodown, com informações e trailers sendo liberados semanalmente. Foi em abril que ficamos sabendo que o game chegaria em junho e qual seria a lista completa de lutadores, novos e antigos.

Abril também marcou a chegada de Joker em Super Smash Bros. Ultimate (com vídeo que já dava uma dica de Banjoo-Kazooie e aquele gabinete arcade da Capcom com vários jogos retro e com sal já embutido no preço. E vimos pela primeira vez o Kid Goku em ação em Dragon Ball FighterZ.

Maio

O quinto mês do ano foi mais tranquilo, mas ainda assim trouxe novidades. Enquanto a SNK continuava trazendo materiais sobre Samurai Shodown a desenvolvedora nWay ampliava o conteúdo de Power Rangers: Battle for the Grid, com atualizações gratuitas que incluíram a participação dos atores da série de TV no game.

Foi um mês que GranBlue Fantasy: Versus teve destaque. O game produzido pela Cygames e desenvolvido pela Arc System Works. Além de vários teasers, um Closed Beta foi feito e vários jogadores profissionais puderam testar o game, em uma investida de marketing bastante agressiva.

Junho

Junho foi mês de E3 e aqui quem reinou foi a Nintendo. Em seu habitual Direct realizado durante a feira a gigante japonesa anunciou de uma vez dois novos personagens de Smash Bros. Ultimate: O Herói de Dragon Quest e os tão aguardados Banjoo-Kazooie.

No sexto mês do ano também tivemos muita coisa sobre o Kombat Pack de MK 11 e uma enxurrada de material de Samurai Shodown, que chegou ao mercado dia 25. Também foi nesse mês que Mai Shiranui e Kulla entraram como personagens convidadas em Dead or Alive 6.

Julho

O segundo semestre abriu com Lethal League Blaze sendo lançado para os três consoles da geração atual após um ano exclusivo nos PCs. Também rolou o anúncio do primeiro jogo de luta baseado no anime One Punch Man.

No mais, foram DLCs para Dissidia, Power Rangers, Jump Force e Mortal Kombat 11. Também rolou o Fight in Rio, o qual os resultados você encontra aqui.

Agosto

O mês começou com a edição 2019 do EVOLUTION. Mais uma vez o evento trouxe diversos campeonatos de altíssimo nível além de inúmeros anúncios: Street Fighter, Dragon Ball FighterZ, Soul Calibur VI, Granblue Fantasy: Versus, Blazblue Cross Tag Battle, Tekken 7, Samurai Shodown e a revelação de um novo Guilty Gear. Confira o post que fizemos com a cobertura completa do EVO 2019.

No mais entre lançamento, datas e anúncios, vale mencionar Lord Zedd em Battle for the Grid.

Setembro

Vamos começara falando do TRT Championship, um dos maiores eventos da FGC aqui no Brasil. Realizado nos dias 7 e 8 de setembro em Curitiba, confira aqui os resultados dos principais torneios.

Outro destaque do mês foi o surpreendente anúncio de Terry Bogard como personagem em Super Smash Bros. Ultimate. O trailer exibido é uma bela homenagem ao legado das SNK nos anos 90. Setembro também foi o mês que deu início à terceira temporada de conteúdos ao Tekken 7, começando pelo lançamento de Zafina.

Também rolou o anúncio do Intel World Tour, campeonato que será organizado em Tóquio no mesmo período dos Jogos Olímpicos. Street Fighter V e Rocket League são os games que terão competições e, ao menos no Street Fighter, deveremos ter um time representando o Brasil.

Outubro

O último trimestre do ano começou com o Exterminador T-800 dando as caras em Mortal Kombat 11. Falando em MK, a etapa brasileira da Pro Kompetition aconteceu durante a Brasil Game Show 2019.

Também soubemos que My Hero One’s Justice está em produção, devendo chegar agora no começo de 2020.

Mas certamente o mais inesperado foi termos pela primeira vez em muito tempo novidades sobre o game de luta que a Riot Games está desenvolvendo. Foi possível ver apenas alguns poucos instantes, mas que ao menos garantem que o projeto está em andamento.

Novembro

Chegando no final do ano, a Nintendo fez um novo Direct para falar de Terry Bogard no Smash. Foram 40 minutos falando sobre a história de Fatal Fury desde os anos 90, em uma verdadeira aula sobre a SNK. O conteúdo do DLC também impressionou pela quantidade absurda de detalhes inseridos, como as músicas e as participações especiais.

Pelos lados da Capcom, rolou o anúncio de Street Fighter V: Champion Edition, nova iteração da série. Essa nova versão, que será lançada em fevereiro, trará 40 personagens, mais de 200 skins e mudanças de balanceamento e mecânicas, como a adição de um segundo V-Skill. Alias as mudanças mecânicas já foram inseridas através de um patch gratuito. Junto com tudo isso, Gill, vilão de Street Fighter III foi mostrado como novo personagem.

Dezembro

O último mês do ano começou com a chegada de Broly (DBS) para Dragon Ball FighterZ, último personagem da Season 2.

Também rolaram as finais da Tekken World Tour — com uma ótima apresentação de Leroy Smith — e da Capcom Tour — que nos trouxe o vilão Seth em uma nova forma. Falando em torneios, Soul Calibur VI irá ganhar seu próprio World Tour em 2020 e as finais de FighterZ ganharam data: serão feitas em fevereiro.

Por fim, a Capcom já passou a estrutura da Capcom Pro Tour 2020, que terá várias mudanças em relação às edições passadas.

E assim terminamos nossa retrospectiva 2019. Mais uma vez, desejamos a todos boas festas e nos vemos em 2020!

Deixe o seu pensamento