
Resumo da Semana: Street Fighter V, Dead or Alive 6 e Blazblue
Saudações amigos! No resumo dessa semana a grande pauta é Street Fighter V, mas não por alguma atualização ou anúncio oficial. Tem também notas de FighterZ, Guilty Gear e mais.
Street Fighter V
A FGC teve uma semana bem acalorada com o lançamento de um mod para a versão de PC de Street Fighter V que resolve um dos problemas mais antigos do game. Desde seu lançamento jogadores reclamam de um bug nas partidas on-line que provoca uma espécie de rollback de suas ações, devido a algum lag na conexão do jogador com internet mais lenta. É um problema recorrente e que nunca teve uma correção eficaz por parte da Capcom.
Pois bem, o modder Altimor, que anteriormente já trabalhou em mods de visualização de hitboxes para Dragon Ball FighterZ e Guilty Gear Xrd criou em apenas dois dias uma solução para isso. Em uma página do reddit Altimor fala sobre o bug, assim como disponibiliza os arquivos para aplicação do mod. Alias se alguém for tentar vale o aviso de sempre: a instalação e uso é por sua conta e risco.
Segue a explicação dele, em tradução livre:
“SFV possui um bug no qual um jogador pode ficar atrasado em relação ao outro [em partidas on-line]. Isso causa um lag artificial e um dos lados acaba sofrendo um rollback para acompanhar o player mais lento.
Quando os “clocks” dos jogadores estão sincronizados, se houver um pacote de 4 frames por exemplo, sendo transmitido entre eles, cada jogador deve estar a dois quadros a frente do último input do oponente e sofrer no máximo 2 frames de rollback.
Caso algum jogador tenha mais atraso do que isso o outro player pode receber um input de até 15 frames no passado, muito mais do que deveria. Isso causa um grande rollback desnecessário e cria um lag artificial enquanto a pessoa que está ‘atrasada’ irá receber as entradas de comando do ‘futuro’ e não vai sofrer com as interferências.
O que essa correção faz é assegurar que você nunca fique em um tempo acima de metade do pacote de frames do que seu adversário e, dessa forma, evitando os rollbacks.”
O mais incrível é que Altimor completou dizendo que só demorou dois dias para criar a solução por conta da engenharia reversa que foi obrigado a fazer para abrir o código do game. Ele afirma que se tivesse as fontes poderia realizar o trabalho em meia hora.
Após o lançado da correção, diversos jogadores profissionais, casters e streamers testaram o mod e os resultados foram visíveis na qualidade das lutas on-line.
Ran a set with @Keoma89 before and after the netcode patch (he had his correctly installed from the beginning; mine was incorrectly installed at first, then patched correctly in the next clip)
It got a LOT more playable… for a 3-bar connection lol pic.twitter.com/KSSH6OHz4u
— Arlieth❄️FrostyFaustings (@Arlieth) January 9, 2020
Então, pessoal… o patch funcionahttps://t.co/QFnn9vlEAb
— Keoma M. Pacheco (@Keoma89) January 9, 2020
I'll have a more in depth dive tomorrow, but here are some clips from a match I played tonight from my apartment in CALIFORNIA vs a player in SAUDI ARABIA using the new SFV PC netcode mod. Here are some highlights. It's so good. Sooo gooooood pic.twitter.com/NDSyT7QAdn
— Just UltraDavid (@ultradavid) January 9, 2020
Mas claro que nem tudo está resolvido. O próprio Altimor deixa claro que o bug ainda pode ocorrer no caso de partidas nas quais somente uma pessoa tenha instalado o mod e está trabalhando em uma forma de solucionar isso. Vale o mesmo para o crossplay com o PS4, já que não é possível fazer esse tipo de modificação no console.
E o que a Capcom diz disso tudo? Para o IGN eles apenas afirmaram estar cientes da situação e acompanhando. Uma manutenção nos servidores está prevista para o próximo dia 14 de janeiro, mas ainda não dá para saber o que será feito em relação a esse assunto.
Dead or Alive 6
A quarta temporada do game da Koei Tecmo está confirmada e começa já no próximo dia 21 de janeiro, com o update 1.18. A desenvolvedora não deu detalhes de quais conteúdos virão nessa nova season, apenas que mais informações serão dadas em breve.
[News] The First #DOA6 update of 2020, "v1.18" is expected to be released on 1/21! Many contents including Season Pass 4 will be in this update. More details soon fighters! #DEADORALIVE6 pic.twitter.com/9sDYmIvORp
— Official DEAD OR ALIVE Fighting Game (@DOATEC_OFFICIAL) January 10, 2020
Guilty Gear / BlazBlue
Vamos fazer um bloco 2 em 1 da Arc System. Começando por Blazblue Cross Tag Battle, a atualização mais recente da versão de PS4 incluiu o modo de Torneio On-line ao game. O novo recurso ainda está em beta e deve tirar proveito das funcionalidades próprias do console da Sony, se conectando direto com a PSN do usuário. As inscrições para o primeiro campeonato rolam entre os dias 13 a 20 de janeiro.
Sobre Guilty Gear, foi anunciado que um Beta Fechado deverá rolar nos próximos meses. O game terá uma demo exposta no EVO Japan, que acontece nos dias 24 e 25 de janeiro e é bem provável que as pessoas que estiverem presentes no evento sejam os primeiros a receber os códigos para o beta.
Para fechar, um lançamento diferente envolvendo a empresa japonesa. Um novo jogo chamado Code Shifter, um game de plataforma, será lançado no Japão no final de janeiro para PS4, XBOX One, Switch e PC. O que chama atenção é que o game trará vários personagens jogáveis de outros títulos da Arc System, incluindo Guilty Gear, BlazBlue e até Double Dragon.
Não sabemos ainda se o game chega no ocidente, mas vamos ficar de olho.