Resumo da Semana: EVO, Capcom Pro Tour e Soul Calibur 6

Saudações amigos! No resumo dessa semana o triste destaque fica por conta das denuncias de abusos sexuais feitas contra Joey Cuellar, organizador e um dos fundadores do EVO, que levaram ao cancelamento da edição 2020, além do afastamento de Cuellar. Além disso, tivemos a primeira etapa sul-americana da Capcom Pro Tour e Soul Calibur 6 entra no Xbox Game Pass.

EVO

Infelizmente o destaque da última semana na FGC se deu por conta de uma situação bastante grave. O responsável pela organização do EVO, Joey “Mr. Wizard” Cuellar foi acusado de abuso sexual e pedofilia. As acusações foram feitas pelo usuário do Twitter Mikey CrackPr0n, que fez um longo relato sobre as situações, que ocorreram durante a década de 90 em um fliperama chamado “Southern Hills Golfland” na Califórnia. De acordo com Mikey, os abusos aconteciam na forma de “apostas” nas quais garotos mostravam suas partes íntimas em troca de fichas, para as máquinas de jogos.

Em seu Twitter, Mr Wizard disse: “Me desculpem. Nunca foi minha intenção machucar ninguém. Eu era jovem e inconsequente e fiz coisas das quais não me orgulho. Eu tenho crescido e amadurecendo nos últimos 20 anos, mas isso não é uma desculpa. Tudo que tenho tentando fazer é me tornar uma pessoa melhor. Uma vez mais, me desculpem.”.

Quanto ao EVO, a organização se manifestou cancelando totalmente a edição online, afastando Joey Cuellar das funções na organização e nomeando Tony Cannon como CEO. Eles também reforçam sua posição contra condutas inadequadas e injustiças, afirmando que farão as mudanças necessárias para tornar o EVO um ambiente mais seguro e forte para todos.

Antes mesmo do anúncio oficial do cancelamento, diversas empresas e personalidades envolvidas de alguma forma ao EVO manifestaram repúdio a situação. Capcom, NetherRealm Studios, Arc System Works e Bandai Namco rapidamente emitiram notas nas quais comunicavam sua retirada do evento devido ao ocorrido. Inúmeros jogadores, streamers, narradores e comentaristas também anunciaram em suas redes que não iriam mais participar da competição.

Após dúvidas sobre sua realização por conta da pandemia, a organização do EVO trouxe uma edição Online para tentar viabilizar o evento de 2020, que teria início nesse primeiro final de semana de julho. Inclusive os números finais de participantes chegaram a ser divulgados. Skullgirls: 2nd Encore foi o jogo com mais inscrições nas três regiões (NA-1249, EU-235, JP/SK-41). Vale o destaque também pela extremamente pequena participação da região Japão/Coréia do Sul. Além dos 41 de Skullgirls, foram somente 30 em Them’s Fightin’ Herds e 29 em Killer Instinct. MK 11 não teve nenhuma inscrição na região asiática.

Capcom Cup

Neste final de semana aconteceu a etapa primeira etapa South America da Capcom Pro Tour. O vencedor foi o peruano Pikoro que, vindo da Losers, conseguiu resetar a série contra Wellington92 (1×3 e 0x3). Vale notar que os dois se enfrentaram na Winners Final, dessa vez com vitória do brasileiro por 3×0. O chaveamento completo do evento pode ser visto aqui. Com a vitória, Pikoro garante vaga na Capcom Cup 2020, que deve acontecer no começo do próximo ano. Haverá ainda uma segunda qualificatória para a América do Sul, agendada para o final de setembro.

Top 16

1. Pikoro (M. Bison)
2. Wellington92 (Balrog)
3. Jah_lexe (Rashid)
4. NebrakaSF (Balrog)
5. Dark (G)
5. PHD|Misterio (Kolin)
7. The Griffon Mask (Blanka)
7. Cabeludo (Ken)

9. PHD|Shaka22 (Dhalsim)
9. UB|Celfcool (Urien)
9. Shades_BR (Urien)
9. LVF|DidimoKOF (Dhalsim)
13. UB|Dookie (M. Bison)
13. LucianoBrazil (Ken)
13. Paulow3b (Laura, Poison)
13. GOD|Davidvip (Guile)

Soul Calibur

Nota rápida: Soul Calibur 6 foi adicionado ao serviço Xbox Game Pass. Assim todos os assinantes do serviço poderão jogá-lo livremente. Embora o Game Pass esteja disponível para consoles Xbox e Windows 10, o jogo de luta só estará disponível no serviço pelos consoles. Outro nome de peso adicionado em julho é Fallout 76, este sim válido para ambas as plataformas.

soul_calibur

Deixe o seu pensamento