Mas afinal, Poison é homem ou mulher?

Então… Decidi abrir uma brecha para uma discussão mais casual aqui e possivelmente uma das mais controversas dos games (na época) e por alguns não saberem certas partes do assunto e saírem falando coisas sem fundamento por aí.

Eu assisti este vídeo

já tem um bom tempo (se você não manja muito de inglês, aqui tem o legendado)

que aborda sobre o gênero das personagens Poison e Roxy. Acredito que não faz muita diferença se você assistir o vídeo antes do post, mas talvez seja melhor por eu usar algumas argumentações do autor as quais achei válidas.


Arte por Illmosis

Como começou a “treta”? Como dito no vídeo, no primeiro Porrada Final Final Fight, Poison e Roxy foram tiradas do jogo original japonês para na versão americana serem substituídas por dois homens, Billy e Sid, com a justificativa de que mostrar mulheres apanhando de homens em um jogo seria ofensivo. A Capcom USA fez isso, por mais que estivesse constatado no manual OFICIAL do jogo japonês as personagens como transexuais (newhalf); e parece que a Capcom JP acha que se não dá pra bater em mulher, em trans pode (mas aí já é outra história). Já que está no manual OFICIAL da bagaça, não caiam nas trollagens do Ono e outros funcionários da Capcom ao ficarem falando que o sexo das personagens deve permanecer no mistério. Isso até seria engraçado e provavelmente uma boa jogada de marketing, mas o manual é o poder.

Vamos aos pontos que o povo simplesmente se esquece/ignora:

1) Não importa a sexualidade da personagem, pois não implica em nada no gameplay
O ponto que mais me identifico. “Mas qual a razão de discutir isso aqui, já que você joga/tenta jogar no competitivo então?” Iluminar o caminho dos amiguinhos e também por ter sido jogador casual de jogos de luta por um bom tempo, então não deixo de me aprofundar da história dos personagens/do jogo.
Esse ponto simplesmente diz “cala a boca e joga” e é incrivelmente válido. Se um cara quer jogar com a Poison, Rose ou Cammy e uma garota quer jogar com Ryu, Guile ou Adon, por que isso influenciaria como a pessoa pensa ou age? Estamos em 2018, pessoas, não vamos regredir o pensamento. “Por que você só joga com mulher? Tô te estranhando, hein?” Esse é o jogador casual que você pode encontrar por aí, que provavelmente tem 12 anos e joga Call of Duty. Aí você pode ouvir as justificativas do tipo “Jogo com a Poison porque ela é boa contra personagens que o meu outro personagem não é” ou “Ah, porque ela é top tier” ou até mesmo “Olha aquele shorts coladinho, cara!”. Independente da escolha, a pessoa vai jogar com o personagem X, Y ou Z porque ela gosta ou porque ganha partidas com maior facilidade. Ah sim, existem casos que ocorre…

2) Identificação com a personagem
Tem um momento do vídeo em que eu nunca tinha parado pra pensar: De TODAS as personagens femininas de Street Fighter, por que UMA não pode representar transexuais? Sendo assim, o público trans tem uma representante em um dos maiores títulos de jogos de luta de todos os tempos, tanto no casual como no competitivo. Já que Final Fight e Street Fighter se passam no mesmo universo, era uma questão de tempo até que Poison se juntasse aos World Warriors.


Dat arcade… lol

3) Ela não é travesti
Isso é quase off-topic, mas tem muita gente espalhando que a personagem é “mulher de tromba” ou uma trap (eu mesmo já fiz uma piada com isso no blog, não resisti). Imaginem o seguinte: Você vai ao cartório e muda seu nome de Fulano da Silva para Emo From Hell 666, então você vai querer ser chamado de Emo e não Fulano; se a Poison fez cirurgia pra virar mulher, vai querer ser chamada pelos pronomes e artigos femininos, se fosse travesti provavelmente atenderia tanto pelo feminino como pelo masculino. O youtuber Zangado, por exemplo, quando fez a análise de Street Fighter X Tekken, ficou se referindo a personagem com pronomes e artigos masculinos, afirmando que ela seria um homem que se veste de mulher. Nada contra o Zangado, os vídeos de análise dele com certeza estão entre os melhores do Youtube. Mas ele pisou na bola aqui, pois ao produzir seus vídeos ele faz uma extensa pesquisa pra evitar espalhar informações não-confiáveis/suspeitas/falsas pro público. O problema é que ele deixou essa escapar ou preferiu deixar assim pra causar polêmica (posso estar errado, claro), mas MUITA gente assiste aos vídeos dele e acaba ficando com a idéia errada da coisa. Acredito que se ele tivesse visto o vídeo do MegatonStammer que está linkado lá no começo do post, ele não teria feito isso. Enfim, a vida continua…

4) Ela não nasceu mulher, não insista
“Poison é mulher mimimimi…”, assista ao vídeo na parte em que o autor compara as informações que dizem que a personagem é trans com as que dizem que ela é “100% mulher”. Um argumento que vi recentemente e me chamou um pouco a atenção: “Uma cirurgia não deixaria um homem com todas aquelas curvas, ainda ficariam traços masculinos no corpo”. Concordo, mas você esqueceu que isso é UM JOGO. Um JOGO onde um japonês canaliza energia pelas mãos, um indiano estica partes do corpo, uma chinesa tem pernas do tamanho das de um cavalo, um russo luta com ursos, um cara que caiu na Amazônia ficou verde e aprendeu a fazer choquinho e, por fim, uma organização criminosa que CRIA CORPOS E CLONES… Então acho bem possível a medicina ter avançado a ponto de transformar totalmente o corpo de alguém. “Ah, mas a tecnologia deve ser exclusiva da Shadaloo!” Tá, continua sendo um JOGO, onde infinitas possibilidades existem. E me veio uma teoria muito louca na cabeça agora, mas vou deixar baixo…
Agora, meio que parafraseando o Zangado e trollando o povo: Se tu descascou uma pra Poison, viva com isso. lol


Ono, o trollador oficial da Capcom

5) Cadê a Roxy?
Sério… Cadê? Em Final Fight é confirmado que as duas são personagens diferentes, mas só a Poison acabou ganhando destaque. Cadê a Roxy? Na cadeia em Metro City? Infelizmente, ela só é lembrada por uma cor alternativa da Poison em SFxT e USFIV. Mas quem sabe, um dia, ela apareça em um futuro jogo. #put_roxy_in_sfv

No fim das contas: É um homem que fez operação e virou mulher. Fim.

É basicamente isso que eu tinha pra falar/expor nesse post. Qualquer crítica ou erro de informação, dá um grito nos comentários aqui.

Keep fighting.


Cosplay por Jane Po

Deixe o seu pensamento