Entrevista com: Giovane Lurezonski (Gigio)

Olá, guerreiros! Já tem um tempo que um point de jogatinas foi fundado em Curitiba. Esse local é a TRT Arcades, feita para os players que curtem jogos de luta. Logo, o entrevistado de hoje é ninguém mais, ninguém menos que o fundador desse point: Giovane Lurezonski, também conhecido como Gigiolurez, fundador e um dos organizadores do Treta Championship, torneio anual de games que acontece na cidade de Curitiba-PR. Veremos a seguir o que ele tem a dizer sobre o Arcade, Street Fighter V e mais.

 

1) Quando surgiu a ideia da criação do lugar?

Em 2013. A ideia era ter a sede do campeonato Treta Championship para a galera se encontrar e jogar.

 

2) Fale um pouco da estrutura, do equipamento e jogos disponíveis.

Mandei confeccionar gabinetes padrão viewlix. Para quem não sabe, esse é o gabinete japonês, equipado com peças japonesas sanwa. Em relação aos jogos, temos desde games retrô no emulador (com mais de 10 mil jogos), além dos jogos competitivos mais recentes, como GUILTY GEAR XRD – REVELATOR, STREET FIGHTER V, ULTIMATE MARVEL VS CAPCOM 3 E MORTAL KOMBAT X.

trt arcade china

3) E o povo que joga no pad (controle de videogame)? Como faz?

Como temos players que não jogam com controles arcade, fizemos adaptação nos gabinetes para aceitar pads. Então quem joga com seu arcade pessoal ou em controles de videogame só precisa trazê-lo de casa que consegue jogar tranquilamente.

 

4) Quais os jogos mais disputados no Arcade?

STREET FIGHTER V ganha disparado, já que a cena uniu a galera de todos os outros jogos. Depois vem Marvel vs Capcom 2. O pessoal de Curitiba é fiel ao jogo, mesmo sendo antigo. Em terceiro lugar fica o ULTIMATE MARVEL VS CAPCOM 3.

 

5) Acha que o Arcade desperta interesse de algum jogador casual ou de alguém que não viveu na época dos Arcades? 

A intenção é essa, apresentar esse ambiente para novos jogadores e trazer os velhos jogadores para se encontrarem. Esse tipo de ambiente vem caindo no esquecimento. Fora isso, ajudamos novos players ensinando os mesmos a jogar, o que ajuda muito.

gigio trt

6) Qual o horário de funcionamento?

De segunda a sábado das 12:00 às 20:00.

 

7) Tem possibilidade de um corujão no futuro?

Isso estou negociando com o síndico da galeria, mas sem previsão, infelizmente.

 

8) Agora saindo um pouco do Arcade e de Curitiba… Quais suas expectativas com o futuro do Street Fighter V e da Capcom Cup?

STREET V vem bombando lá fora com números impressionantes. O torneio da Evolution já atingiu 4.000 inscritos, streams batem recordes de visualizações e há muita agitação pelo fato do jogo sempre trazer jogadores novos para a cena competitiva. Referente à Capcom Cup, a Capcom deu a tacada de mestre com o suporte da Sony e premiações surreais, chegando a um ponto em que um player pode fazer uma boa grana.

 

9) Já jogou com o Alex? O que achou do estilo do personagem em SF V comparado ao Street Fighter 3rd Strike?

Ele está bem parecido, na real. Ganhou alguns mixups novos, perdeu coisas do 3rd Strike; achei ele meio fraco comparado aos outros personagens. O command grab dele causa pouco dano, ao passo que a V-skill e o counter hit dele ajudam muito.

 

10) Pra você, quais são os melhores jogadores de SF V no cenário internacional até agora? E no nacional?

No internacional hoje vejo Tokido (Ryu) e Infiltration (Nash). O nível deles está muito acima do resto dos players que acompanho. Em terras tupiniquins temos Thomas – Ibukiman (Necalli), Keoma (Karin), Ttrema (Nash), China (Dhalsim), Alexis (Fang) e Glenn (Birdie).

Gigio

 

11) Já ouviu falar do jogo indie brasileiro TRAJES FATAIS? Se sim, já testou a versão beta? Impressões? Qual a expectativa?

Cara, achei muito top, inclusive entrei em contato com os produtores para apresentar ele no Treta Championship desse ano, para deixar uma estação para galera testar e eles poderem receber o feedback.

 

12) Alguma coisa sobre o Treta Championship desse ano que pode ser revelada aos leitores?  Vai seguir fielmente a lineup da EVO ou vai adicionar/tirar algum jogo? Qual a expectativa esse ano?

Posso confirmar a data, que será nos dias 1 e 2 de outubro desse ano. Em relação à lineup, temos 100% confirmado os jogos STREET FIGHTER V, SUPER SMASH BROS FOR WII U e ULTIMATE MARVEL VS CAPCOM 3, por enquanto.

 

13) O que você acha que mudou na cena nacional desde o início dos campeonatos até hoje?

O Treta instaurou um novo padrão de torneio no Brasil, trazendo grandes jogadores internacionais pro evento, além de motivar a participação das pessoas em outros eventos competitivos.

 

14) Algum recado de encerramento ou uma mensagem especial pra alguém? Sem limite de caracteres, hehe.

Aproveito então para chamar a galera para comparecer aqui no Arcade jogar, confraternizar e aprender. Afinal, somos a resistência Arcade! No que diz respeito ao Treta Championship em outubro, bora fortalecer a cena BR para que cresça ainda mais!

Deixe o seu pensamento