Se você tem interesse em viajar para CONHECER JOGADORES, PARTICIPAR DE TORNEIOS E JOGATINAS, fique ligado nessas dicas da JAB.

 

CUSTOS

Custa caro viajar? Depende . Uma viagem planejada pode custar menos da metade de uma viagem sem planejamento. Os custos que você tem que ter em mente são:

1) Custo das passagens:

-Você pode ir de avião, de ônibus, de van ou carro, dependendo do preço e distância a ser percorrida. Muitas vezes a única opção é avião, para quem mora muito longe.

O preço das passagens aéreas oscila MUITO!!! Fique atento a isso! Normalmente passagens compradas em cima da hora, com 1 semana de antecedência, custam muito mais caro do que se forem compradas antes (chegando a custar 4 vezes o valor normal). Pesquise em sites como www.decolar.com para verificar os preços o quanto antes, ou vá diretamente aos sites das companhias aéreas

https://www.avianca.com.br/

https://www.voegol.com.br/

https://www.latam.com/

http://www.voeazul.com.br/

Passagens de ônibus e preços de vans não costumam variar, mesmo se compradas 1 dia antes da viagem. Mesmo assim, é sempre bom verificar com antecedência para não faltar assentos disponíveis. Pesquise passagens de ônibus em sites como o

https://www.clickbus.com.br

https://rodoviariaonline.com.br

ou diretamente nos sites das companhias de viação.

 

2) Estadia

Você vai precisar de um lugar para passar a noite, caso fique mais de 1 dia no local. Muitos jogadores aceitam hospedar colegas de outras cidades em suas casas, ou você pode também ficar em um hotel, albergue ou hostel. Se você não conhece ninguém que more na cidade que vai visitar, experimente olhar em nosso grupo do Facebook https://www.facebook.com/groups/1660304080924199/. Lá você pode conhecer jogadores do Brasil inteiro e pedir ajuda. Escreva uma publicação informando a cidade para onde você vai, a data e horário de chegada, e combine um encontro no dia. Você pode ganhar um amigo, ser convidado pras jogatinas locais, e de quebra ganhar um guia pra te mostrar os pontos turísticos da cidade!

Caso deseje ficar em hotéis, recomenda-se reservar com certa antecedência (pelo menos 2 semanas antes) para não faltar quartos disponíveis. Pesquise no google por hotéis na cidade que vai visitar, ligue e peça informações sobre a localização, preços e refeições (muitos hotéis não tem café-da-manhã incluso). O preço pode variar de R$ 20 (quartos compartilhados) até R$ 400 (quartos para 3 ou 4 pessoas)

 

3) Custos com comida

Quem já viajou para jogar sabe que é normal que durante torneios ou jogatinas os jogadores se alimentem muito mal, pulando refeições, comendo fast-food, esquecendo de beber líquidos. Na maioria das vezes você terá acesso a refeições no local do evento, que normalmente contam com barracas e food trucks que vendem comidas variadas. Se você quer economizar dinheiro, pode se programar para antes passar num mercado e comprar a comida do dia e levá-la com você. Recomenda-se frutas, frutas secas, biscoitos, pequenas porções de chocolates, além de líquidos da sua preferência (água, sucos, refrigerantes), pois são de fácil e rápido consumo enquanto as jogatinas acontecem ou você aguarda sua vez de jogar no torneio. Alguns preferem gastar mais dinheiro comendo em restaurantes.

 

4) Outros custos

Você terá que calcular também o valor do deslocamento (táxi, UBER, ônibus) e outros gastos extras (valor da entrada no evento, gastos com lazer, passeios turísticos). Essa parte pode sair de graça, ou custar mais caro… Depende de como você prefere aproveitar a viagem!

 

PLANEJAMENTO

Pesquise! Hoje em dia temos fácil acesso à informação com a internet. Pergunte a seus colegas que já viajaram, pesquise o destino que pretende visitar. Calcule o gasto estimado com sua viagem e reserve o dinheiro. Viajar é mais fácil do que parece, só requer um bom planejamento, um pouco de dinheiro e boa vontade!

 

PREPARANDO A MALA

Leve em sua mala roupas, seus itens de higiene pessoal (escova de dente e pasta, sabonetes, desodorantes etc), equipamentos eletrônicos a serem usados e cartão do banco/ dinheiro. Se você vai participar de um evento, é importante lembrar que os jogadores devem trazer seus próprios controles, cabos e adaptadores. Normalmente os eventos NÃO DISPÕEM DE CONTROLES E ADAPTADORES EXTRAS para emprestar aos competidores, cabendo ao próprio jogador que observe se seu equipamento está funcionando corretamente, pois se não estiver, e isso prejudicar as partidas que forem jogadas, este poderá ser penalizado pela organização do torneio. Sobre os itens de higiene pessoal, pode haver problemas nos aeroportos somente para viagens internacionais, em que não é permitido levar líquidos dentro de embalagens, e nesse caso você terá que descartar esses itens antes de embarcar no avião. Para viagens dentro do território brasileiro não costuma haver nenhum tipo de problema quanto a isso. Consulte as informações fornecidas pelas companhias aéreas sobre quais itens são proibidos e quais são restritos. Na hora de escolher o que vai levar com você, uma dica de ouro é: LEVE O MÍNIMO DE ITENS POSSÍVEIS, para não deixar sua mala muito pesada!

 

CHEGANDO NO TORNEIO

Procure chegar com certa antecedência ao evento, para se familiarizar com o local, com os jogadores, identificar os organizadores e evitar problemas.

 

SEGURANÇA

Tenha muita atenção com seus pertences em todas as etapas da viagem. Dentro e fora do local do evento, é sempre importante cuidar dos seus bens para depois não ter que enfrentar maiores problemas. Cuidado também ao se deslocar pela cidade; procure se informar com os habitantes locais sobre as regiões que você irá visitar.

 

APROVEITE A VIAGEM

Não é sempre que temos a oportunidade de viajar para conhecer outros lugares, então aproveite para realizar outras atividades no tempo livre fora do torneio. Crie um roteiro de viagens para você. Pesquisas rápidas no Google como “pontos turísticos na cidade X” podem te ajudar a definir o trajeto. Se puder, peça a um amigo que mora no local para te mostrar as atrações da cidade. Faça da sua viagem uma experiência enriquecedora e inesquecível!

aviao